O que é o Outubro Rosa?

Dado o início na década de 90, o Outubro Rosa é um movimento que vem criando forças ao longo de seus 27 anos.

Idealizado nos Estados Unidos, surgiu com a finalidade de chamar a atenção, através de uma corrida nas ruas de Nova York, para a conscientização e prevenção de um dos tumores mais comuns nas mulheres: o câncer de mama.

A iniciativa foi da Fundação Susan G. Komen for the Cure (a maior entidade na luta contra o câncer de mama) que distribuiu laços cor-de-rosa a todos os participantes da corrida, tornando assim o símbolo oficial do movimento.

Após 7 anos, essa ação inspirou e fez com que outros estados norte-americanos apoiassem essa causa nobre, marcando o mês de outubro como o mês nacional americano da prevenção contra o câncer de mama e, posteriormente, tornando-o oficialmente internacional.

O movimento tomou grandes proporções, se espalhou no mundo todo e, através de pequenas ações como a iluminação cor-de-rosa em prédios comerciais, públicos, monumentos e pontes, tornou-se uma forma de popularizar ainda mais o mesmo, demostrando o apoio da população.

No Brasil, os primeiros sinais de mobilização aconteceram em 2002, com a iluminação do monumento Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo (naquele ano comemorava-se os 70 anos de Encerramento da Revolução, tornando o rosa ainda mais especial) e, 6 anos após, com a iluminação do Cristo Redentor.

Apenas em 2008 foi que o movimento começou a tomar forma no país e se alastrou pouco a pouco, de norte a sul, levando informações e conhecimento acerca do assunto, afim de prevenir a doença através do autoexame e informar a importância da realização anual da mamografia em mulheres com faixa etária entre 40 e 70 anos, aumentando as chances de cura quando descoberta precocemente e contribuindo assim para a redução da mortalidade.

 

outubro rosa blog

Compartilhe: Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on TumblrEmail this to someone