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Qual a importância ter um Fluxo de Caixa na sua empresa

A expressão “fechar o caixa” faz parte do vocabulário de quase todo comerciante. Antes de baixar as portas e ir para casa, é preciso conferir tudo que foi pago e recebido e checar com o dinheiro do caixa.

Toda pequena empresa deve seguir a mesma premissa e ter o fluxo de caixa como companheiro do final do expediente.

Aparentemente simples, esta ferramenta é indispensável para quem quer manter as contas em ordem. Uma planilha pode ajudar na tarefa cotidiana de checar as contas.

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Com cada vez mais crédito circulando e mais gente pagando a prazo, as empresas são capazes de fazer projeções com a ajuda do fluxo de caixa. Isto significa que é possível colocar na planilha em qual data – mesmo no futuro – deve entrar ou sair dinheiro.

Se você já sabe que daqui 30 dias vai precisar pagar as contas do fornecedor, pode se programar e deixar de gastar ou investir para poupar e não precisar apelar para os bancos. As empresas que praticam o controle do caixa há mais tempo já têm uma curva de caixa e sabem como é o movimento mês a mês, facilitando o planejamento.

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Esta projeção serve para mostrar se existe um descasamento das operações, ou seja, entre pagar o fornecedor e receber do cliente há um período muito longo e não dá tempo do dinheiro entrar.

O fluxo de caixa é uma ferramenta para avaliar a gestão financeira da sua empresa e colocar o dono no comando das finanças. Por isso, a orientação é dedicar um pouco de tempo todos os dias para fazer estas contas.

Esta é a melhor forma de saber se existe algum tipo de desvio ou se os processos estão mal feitos.fluxo-caixa-numeros-calculadora-contas-mulher

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Dicas práticas para Controlar o Estoque

Já ouviu aquela expressão “tem, mas acabou”? Piadas à parte, isso pode acontecer de verdade em uma loja se o controle de estoque não for muito bem feito.

Imagine a seguinte situação: um funcionário da sua loja vende a última unidade de um produto e esquece de dar baixa no sistema ou deixa para depois.

No mesmo instante, um cliente pode estar comprando este mesmo produto. Pode ter certeza que ele não ficará nem um pouco feliz quando você disser: “pois é, tinha, mas acabou”.

Você terá que lidar com a dor de cabeça de ter um cliente frustrado, que dificilmente voltará a comprar na sua loja.

Vamos a algumas dicas práticas para controlar melhor seu estoque – afinal de contas, é melhor prevenir que remediar:

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Tenha um controle rígido

Tudo que está disponível no estoque deve ser devidamente registrado e todas as movimentações – entradas e saídas – devem ser controladas.

Para fazer isso, é possível usar desde uma planilha de Excel até programas específicos e, em último caso, até o bom e velho papel. Tudo depende do porte do seu negócio e das suas necessidades. O fundamental é não deixar nada passar.

Crie um sistema de organização

Não basta ter tudo em ordem no papel ou na tela do computador. Ter uma organização lógica do local onde cada produto pode ser encontrado é fundamental. Quanto maior o estoque, mais rígido deve ser o processo.

Dividir os produtos por categorias e cores, além de criar códigos para cada um deles são formas de manter tudo em ordem e facilitar a localização.

Estabeleça processos

Para evitar falhas, estabeleça rotinas de atualização das ferramentas de controle. Por exemplo: toda vez que um produto for vendido, é necessário entrar imediatamente na planilha ou no sistema e dar baixa.

Mapeie o fluxo

Para abastecer melhor o estoque, é preciso ter a visão exata de quais são os produtos com maior e menor saída e com que frequência cada item tem que ser reposto. Descobrir isso é simples: basta analisar o histórico de vendas.

Programe as compras

Feito isso, crie um calendário com as datas de compra para cada item. Sistemas específicos para o controle de estoque podem até enviar alertas quando chegar a hora de fazer a reposição.

Este planejamento tem que levar em conta a previsão de crescimento da sua loja e aumentos e quedas de vendas sazonais.

Tenha fornecedores confiáveis

O segredo para nunca faltar produtos no seu estoque é ter fornecedores de confiança, que cumprem prazos e não te deixam na mão. Sempre que for trocar de fornecedor, faça um teste com antecedência para evitar problemas.

Algumas lojas trabalham com estoque compartilhado com o fabricante – ou seja, não compram antes de ter vendido. Nestes casos, é mais importante ainda ter uma relação próxima com o fornecedor e ter acesso a alguma ferramenta para checar a disponibilidade dos produtos antes de coloca-los à venda.

Como você pode ver, fazer um bom controle de estoque não é nada de outro mundo, mas exige atenção aos detalhes. Seguindo algumas dessas dicas simples, é possível garantir que o cliente não ficará na mão quando tomar a decisão de compra.

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Para auxiliar ainda mais, trouxemos alguns aplicativos de graça e pagos que ajudam no gerenciamento do estoque, confira:

Aplicativo de graça:

TcMd – Controle de Estoque

http://www.baixaki.com.br/download/tcmd-controle-de-estoque.htm

tsEstoque

http://www.baixaki.com.br/download/tsestoque.htm

Sistema Programa Automação Comercial Estoque PDV-Master

http://www.baixaki.com.br/download/sistema-programa-automacao-comercial-estoque-pdv-master.htm

Venda – Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Finanças

http://www.baixaki.com.br/download/venda-gerenciamento-de-vendas-estoque-clientes-e-financas.htm

Construtor Client/Server

http://www.baixaki.com.br/download/construtor-client-server.htm

Aplicativos Gratuitos para Testar:

MTG Estoque Fácil

http://www.baixaki.com.br/download/mtg-estoque-facil.htm

Autec Estoque

http://www.baixaki.com.br/download/autec-estoque.htm

PDV – MASTER

http://www.baixaki.com.br/download/pdv-master.htm

Sistema Gerenciador de Empresas

http://www.baixaki.com.br/download/sistema-gerenciador-de-empresas.htm

Controle de Estoque DQL

http://www.baixaki.com.br/download/controle-de-estoque-dql.htm

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Algumas dicas para ajudar a Vender Mais

Não há nenhum tipo de negócio que não dependa de vendas, então nada melhor do que conhecer dicas de vendas que farão você melhorar os lucros da empresa e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Vendedores vivem de comissão e vender mais sempre é o objetivo principal deste profissional, não é mesmo? Então confira algumas dicas de vendas e melhores os resultados ao final do mês:

1 – Sair para Vender

A primeira dica é simplesmente para te incentivar a tirar o seu negócio da venda passiva, ou seja já não adianta mais simplesmente abrir seu comércio pela manhã e esperar seu cliente vir até a loja. Você deve ser mais ativo comercialmente, escolha os horários de menos movimento e incentive os seus vendedores a ligar, enviar e-mails ou até mesmo usar o Whatsapp! O que não pode é ficar parado! Mas atenção, não adianta falar uma vez, ou duas. O vendedor tem que ser estimulado sempre, tem que criar uma rotina para estes novos hábitos, falar uma vez com vendedor não funciona, estimule sempre com reuniões semanais.

2 – Reuniões breves e objetivas semanais

As pessoas precisam de um ponto de controle, de um momento para conversar sobre metas, falar de problemas dos produtos e de clientes. É um ótimo momento também para os fornecedores treinarem sua equipe sobre seus produtos, ofereça a eles este tempo, 30 minutos é suficiente.

Esta dica é muito importante, muitos varejistas tem a sensação que estes pequenos treinamentos são perda de tempo. O varejista a moda antiga tem a sensação que quando não está na loja vendendo, está perdendo tempo e dinheiro.

Cuidado: Perder tempo hoje é não treinar equipe e não mantê-la apta a atender bem seus clientes.

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3 – Comprar bem para vender melhor

Aprendemos que para o comércio ter sucesso temos que comprar muito bem dos nossos fornecedores, negociar ao extremo e se possível pagar à vista, Esta dica ainda é válida! Mas o que tem acontecido é que estamos comprando coisas que achamos que nos darão ótimas margens de lucro mas estes produtos chegam a ficar meses na loja simplesmente porque os consumidores não querem comprar.

Nos dias de hoje você não pode comprar apenas pelo lucro, você tem que comprar produtos para atender as necessidades das pessoas, não encha sua loja de mercadoria para que as futuras remarcações tire o lucro e atrapalhe os resultados da sua empresa.

4 – Expansão dos negócios

Muitos empresários acreditam que expandir seu negócio é aumentar o número de lojas, fazer isto sem ter a empresa bem escrita com certeza é aumentar os problemas. No conceito, para expandir uma empresa não precisa, necessariamente ser pelo número de lojas, você pode diversificar os canais de atendimento, criar nichos diferentes para pessoa jurídica e física, separar vendas por maiores volumes, licitações, clientes especiais etc. E transformar um simples ponto de venda em vários segmentos.

Crescer uma empresa é aumentar lucros e não aumentar problemas!

5 – Vender mais que produtos

Não adianta apenas vender produtos, os clientes querem ser atendidos por completo, tente agregar serviços a seu negócio, como por exemplo, entregas com hora marcada, treinamento para produtos especiais, demonstração de produtos a domicílio!

Se atente aos pequenos detalhes e o seu negócio ficará imbatível com a soma deles.

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6 – Personalizar o seu atendimento

Procure conhecer melhor seu cliente, saber o que ele gosta, o que ele se interessa. O cliente não gosta de receber mensagens de produtos que não lhe interessa ou que não tenha nada a haver com ele. Para começar esta dica basta que saiba o nome dele. depois entenda seu gosto e vontades, demonstre interesse por ele, tem uma frase que sempre uso: Se você se interessa pelo seu cliente, naturalmente ele se interessará por você.

7 – Vá para a linha de frente

Vá para o balcão e converse com seus clientes! Quando começamos o nosso negócio estamos sempre em contato com nosso cliente, mas aí as coisas se desenvolvem, crescemos um pouco e temos que ir para atrás de uma mesa administrar, certo? Pois é, tire um tempo e vá para o balcão conversar com as pessoas, e esteja pronto a ouvir críticas, e quando ouvir, não fique justificando, anote todas, e use na sua reunião semanal com a equipe. A crítica ensina mais que um elogio.

8 – Inove no jeito de comunicar

Sim a propaganda ainda é muito importante, mas não adianta divulgar a sua empresa e não estar pronto para atender o seu cliente, se atender mal, sua propaganda de nada valeu. Estude novos caminhos, use o Facebook, o Google, experimente novos formatos, acredite o cliente não aguenta mais receber folhetins em casa. Estes novos formatos estão dando muito certo, inclusive no interior. Procure os especialistas, e se não achar, o Youtube está cheio de vídeos que orientam como fazer.

Saiam da caixa, faça diferente!

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9 – Escreva sua Empresa

O primeiro grande passo para colocar os itens acima em prática e escrevendo seu negócio, as pessoas que trabalham com você, não podem adivinhar o que pode e o que não pode fazer, o bom senso ainda não é comum no varejo, tenha um regimento interno, ele é um norte para as pessoas conduzirem bem sua empresa quando você não esta perto dela.

10 – Reinvente, Empreenda de novo sempre

Esta é a dica mais importante, o seu negócio precisa ser reinventado todos os dias, este é o segredo da permanência.

11 – Conheça bem seu produto/serviço

Saber o que está oferecendo aumenta a confiança do vendedor e torna seu discurso mais crível. Familiarizar-se completamente com o que você está vendendo e conhecer as vantagens e desvantagens do produto ou serviço fará uma grande diferença no nível de confiabilidade que será estabelecida entre o vendedor e o cliente. Se você não sabe o que está oferecendo, também não saberá qual a melhor forma de oferecê-lo, e isso transparece para o cliente.

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12 – Cultive a boa ambição

A boa ambição é aquela que não permite que você fique satisfeito onde está, impedindo o comodismo. Cultivar uma atitude “pra frente”, portanto, vai fazer você se manter motivado para crescer. Em vendas, isso significa ir atrás de metas maiores, planejar expansões, pesquisar a concorrência e como conquistar seus espaços, buscar o aprimoramento das técnicas e estratégias que permitirão o crescimento, entre outros.

13 – Seja resiliente.

“Se você não teve um fracasso espetacular na vida, seus esforços foram insuficientes”. Esta é a regra 55 do livro Adapte-se ou Morra. Tempos difíceis reforçam o caráter e com o vendedor não é diferente. Essa é uma das boas dicas de vendas para telemarketing: muitas vezes quem trabalha nesta área leva desaforos e lida com mau humor. Mais do que levar um “não”, esse vendedor é muitas vezes agredido verbalmente. Por ser a capacidade de se adaptar a mudanças e superar obstáculos, a resiliência é uma característica que ajuda o ser humano a enfrentar as dificuldades de frente, reagindo a elas com respostas inteligentes. Cultivando a resiliência, o vendedor de telemarketing não leva ofensas para o lado pessoal e tenta mudar a abordagem de acordo com o humor do cliente, por exemplo.

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Saiba como identificar um Bom Vendedor

Não importa o tipo de negócio que você possui, seus funcionários são representantes de sua marca. Cada interação é uma oportunidade de prestar um grande serviço, fidelizar e fazer uma venda. Segue algumas característica de excelentes vendedores:
Paixão pela Profissão

Todo vendedor tem paixão pelo que faz. Eles vestem a camisa como ninguém e são capazes de tudo para convencer os clientes de que seu produto é o melhor do mercado.

A paixão e a fidelidade são características que aprendemos no dia-a-dia. Não adianta ter o melhor emprego do mundo se você não se sente motivado a desempenhar o seu papel com paixão e comprometimento, concorda?

Busca por Conhecimento

Os vendedores constantemente buscam o conhecimento. Essa renovação é uma característica fundamental nos dias de hoje, e quem não estiver disposto a se reciclar, está fora do mercado de trabalho.

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Sabem ouvir o Cliente

Os bons vendedores também precisam ser bons ouvintes. Eles precisam se preparar para ouvir as reclamações de seus clientes. Na vida, nós também temos que aprender a ouvir mais e falar menos nos momentos adequados.

Disposição Em Servir

Os vendedores capacitados estão sempre dispostos a servir e atender seus clientes. Eles têm uma grande disposição para ajudar. Essa característica também nos é ensinada pela vida. Há momentos em que temos que aprender a servir com humildade.

Autoconfiança Em Seu Trabalho

Os bons vendedores sabem que são bons e não sentem vergonha ou medo de falarem que são Vendedores! Eles acreditam no seu potencial e lutam para serem valorizados e bem remunerados. Essas características são fundamentais para todas as pessoas. Na vida, temos que aprender a nos valorizar como profissionais.

Paciência

Os bons vendedores são pacientes. Eles sabem esperar o momento certo para concretizar uma venda. Devemos aprender a ter paciência e deixar que as coisas aconteçam em seu tempo natural.

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Metas E Objetivos

Os vendedores costumam ter objetivos bem definidos e metas a alcançar. Essa característica é muito importante. Na vida, temos que ter metas para não ficarmos acomodados. As metas e os objetivos nos tornam produtivos.

Ética E Honestidade

Os bons vendedores são éticos e honestos. Na faculdade da vida, aprendemos que apenas com princípios e honestidade somos capazes de alcançar bons resultados.

Proatividade

Os vendedores são proativos e muito decididos. Essas características também ajudam a alcançar os objetivos.

Respeito Pelo Cliente

Os vendedores respeitam seus clientes e entendem que a decisão final de compra cabe a eles. Temos que aprender a respeitar opiniões, personalidades e comportamentos diferentes dos nossos. O respeito e a tolerância também são fundamentais para o sucesso.

Os grandes vendedores compartilham qualidades semelhantes. Quando você está contratando, atente-se para estas características em funcionários em potencial:

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Ambição

As pessoas que realmente se destacam em vendas são os indivíduos orientados. Eles querem não só alcançar seus objetivos, mas aumentá-los. Quanto mais vontade eles tem para fazer bem feito, mais bem-sucedido serão.

Confiança

Pessoas que exalam confiança podem conversar com os executivos tão facilmente quanto com seus pares, e eles, naturalmente, deixam as pessoas à vontade .

Vontade de aprender

A profundidade e a amplitude do conhecimento adquiridas ao longo da vida vem a ser muito útil quando se está falando com os clientes, pois eles podem ter uma conversa inteligente sobre praticamente qualquer assunto e mostrar interesse genuíno em aprender sobre coisas novas.

Sociabilidade

Quando você está em uma festa ou evento , você pode facilmente escolher as pessoas sociável na sala – eles são os únicos que estão rindo, brincando e se divertindo. Pessoas sociáveis exalam positividade. Eles são amigáveis, fáceis de conversar, e prestam atenção em você quando você fala com eles.

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Utilidade

Atendimento ao cliente e vendas andam de mãos dadas. Pessoas úteis tendem a ser criativos solucionadores de problemas. Além disso, os funcionários que vão além para ajudar os clientes são de ouro: eles ajudam a construir um tremendo senso de lealdade entre a clientela.

Senso de humor

Muitas vezes, os vendedores mais bem-sucedidos são hilários. Eles estão cheios de histórias engraçadas e adoram fazer os outros rir. E é muito difícil encontrar alguém que não goste de estar perto de pessoas divertidas.

Receptividade

Quando vendedores receptivos recebem feedback dos clientes, saem em ação. Eles sabem que consertar ou melhorar a situação prontamente é fundamental para manter os clientes satisfeitos.

Credibilidade

Os vendedores podem ter todas as qualidades acima, mas se os clientes não confiarem neles, eles não se sairão bem. É importante que os clientes acreditem que seus funcionários vão fazer o que eles dizem que vão fazer quando eles dizem que vão fazê-lo.

Como vimos, o bom vendedor deve estar sempre em busca de aprimoramento e novos conhecimentos para bem atender aos clientes. Essa profissão depende de muita dedicação e empenho.

Não é fácil ser vendedor, e apenas pessoas apaixonadas pela área serão capazes de construir uma carreira de sucesso.

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Como Conquistar e Fidelizar seus clientes

O que fazer para vender mais? Como conquistar e fidelizar mais cliente? Quais são as melhores técnicas de vendas para a abordagem do cliente? Essas e outras perguntas são comuns na cabeça de vendedores e as respostas para elas podem ser o que falta para que eles deslanchem.

Pensando em auxiliar esse público, reunimos aqui algumas dicas de vendas. São orientações sobre como atender, envolver e conquistar. Confira abaixo:

Ajude o cliente a entender o que ele precisa

Muitas vezes o cliente não sabe o que ele deseja ou quais as suas necessidades. Mostrar quais produtos irão ajudar a solucionar os problemas atuais de seus clientes e o que é preciso para não criar problemas no futuro, sempre ajudando para que o cliente consiga tomar as decisões mais corretas possíveis, fidelizando  esse cliente.

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Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

Se você conseguiu entender as necessidades do cliente e satisfazê-las perfeitamente, ele voltará a comprar com você e sua primeira venda terá sido concluída com sucesso. Uma venda só está completa quando o cliente volta, e se ele volta é porque o processo criou uma relação de confiança entre você e ele.

Seja flexível

O bom vendedor é aquele que se adapta às mais diversas situações. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo se tornará mais fácil nas negociações e resultará, certamente, em uma compra. Adote diferentes posturas para cada situação.

Nunca subestime o cliente

A época em que dava para enrolar o cliente já passou. Com os consumidores cada vez mais atentos e conscientes dos seus direitos, qualquer tentativa de fraude ou “enrolação” vai ser logo identificada pelo cliente, que, além de não fechar negócio com você, ainda vai espalhar a má fama no mercado.

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Seja resiliente

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de absorver um “choque”, sem deixar de lado sua essência. Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados e se escuta a palavra “não” frequentemente. Essa habilidade pode lhe proporcionar “frieza” para pensar, enquanto outros se desesperariam em negociações difíceis.

Mostre que tem senso de organização

Um bom vendedor gosta de Excel e de outras ferramentas de controle. O planejamento faz com que ele busque o objetivo de forma organizada, cumpra regras, seja ético e saiba aproveitar todo o processo que circunda as vendas em seu benefício.

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Crie uma estratégia

Elaborar um planejamento de vendas é entender o cenário da negociação, que significa conhecer o comprador e suas necessidades, seu concorrente e como seu produto se diferencia dos outros, criando um apelo do produto para o cliente.

Seja criativo

Ressaltamos a importância da criatividade na busca de alternativas para chegar até o cliente. Usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto no seu cotidiano, é uma das dicas de vendas do autor.

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Porque você deve monitorar sua concorrência?

Não é questão de “a grama do vizinho é mais verde”, é uma questão de estratégia. É importante observar o seu concorrente afinal, ele também lida com os seus clientes. Monitorar a concorrência é estar atento aos sinais, às tendências e falhas.

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Ao observar os passos da concorrência temos condições de conhecer o modo de ação, entender como a empresa se relaciona com o seu público, como esse público reconhece esta marca, o tipo de contato envolvido, enfim. Com atenção é possível detectar o que há de bom e ruim para servir de inspiração e para merecer cuidados.

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Monitorar a concorrência pode ser interpretado como observar um espelho de possibilidades. O que acontece com a concorrência, de positivo ou negativo, pode acontecer também com a sua empresa. Portanto é importante perceber como o concorrente reage a uma situação de crise. O que funciona bem com uma empresa de mesmo nicho e público que a sua, pode ser posto em prática, só basta avaliar. Desta forma, o monitoramento é, na verdade, não uma vigilância, mas uma constante oportunidade de aprendizado e absorção das tendências de mercado.

Perceber uma necessidade exige muito do olhar profundo e técnico de segmentos que não estão sendo atendidos. Com o mercado bem mapeado e monitorado, criar novas estratégias que farão de sua empresa uma pioneira é muito mais fácil, e seu lucro virá com maior garantia.

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Qual a importância do Marketing em Redes Sociais?

Mídia Social Móvel

A crescente adoção de smartphones e seus comportamentos associados deve fazer com que sua abordagem de comunicação com o seu público seja diferenciada, pois você deve estar preparado para que o seu público se comunique com você também. Respostas devem ser instantâneas e soluções precisam ser rápidas. Isso pode ser o diferencial de sua empresa.

Envelhecimento da base social

As quatro Grandes Redes Sociais (Facebook, Twitter, Youtube e Instagram) não estão somente atingindo máxima penetração, mas estão atraindo uma população mais madura.

É importante identificar cada vez mais este público, e adaptar as suas mensagens sociais para estes clientes, cujo instinto natural pode não ser compartilhar, mas simplesmente se comunicar uns com os outros.

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Medindo sucesso

Após a conquista de seu público, é importante encontrar a melhor maneira de medir o que está funcionando nas mídias sociais para que eles possam descobrir como eles podem alocar melhor seus gastos.

Utilização de várias redes sociais

Um bem sucedido plano de mídia social não envolve apenas empurrar uma mensagem em uma certa rede ou a mesma mensagem em várias redes, mas sim orquestrar várias mensagens através de múltiplas redes. Usar uma combinação de redes e uma mensagem unificada, que é claramente diferenciada para cada público e rede, é essencial para engajar com êxito os consumidores.

Aumentar a sua atividade diária

É necessário dar às suas atualizações uma melhor chance de serem vistas postando mais e na hora certa.

Especialistas sugiram que se deve postar cerca de quatro vezes por dia no Facebook, e de cinco a 10 vezes por dia, no Twitter.

Alguns estudos têm mostrado que no final da manhã, entre 11h e 12h, o movimento no Facebook cresce.  Outros já afirmam que o melhor horário de se postar no Facebook é entre 1 e 4 da tarde.

Descubra como sua página está sendo acessada, e otimize seus posts de acordo com os horários de maior tráfego.

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Ênfase no conteúdo visual

Conteúdo visual foi enorme em 2013, com as redes sociais com base em imagens como Pinterest e Tumblr crescendo em 88% e 74%, respectivamente. Especialistas preveem que a tendência vai continuar e crescer ainda mais no ano que vem, com forte conteúdo visual tornando-se uma parte crucial de estratégias de mídia social das empresas. A jogada inteligente seria a de tornar o conteúdo em mídias sociais com menos texto e mudar a ênfase para fotos e infográficos. Os chamados micro vídeos também vão se instalar como uma nova e dinâmica fonte.

Anúncios nas redes sociais

Em 2015, anúncios em redes sociais vão explodir, desafiando as velhas formas de publicidade. Essa já é uma indústria que vale bilhões e vem acelerando rapidamente, com previsão de atingir US $ 11 bilhões em receitas em 2017. Sua campanha de Marketing tem quer estar onde o público está, e com o crescimento de usuários nas redes sociais, deve haver um crescimento de anúncios pagos nessas redes e você precisa considerar essa opção.

Marketing de conteúdo

Quase 50% das empresas já têm estratégias de marketing de conteúdo e é muito importante salientar que não estamos falando apenas de uma imensa quantidade de conteúdo, mas de conteúdo de alta qualidade.

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Lojas Físicas e sua relevância na Era do E-Commerce

Um ponto que vem sendo discutido pelos maiores varejistas há alguns anos é a importância da loja física. Existia um debate sobre se as lojas físicas continuariam relevantes mesmo na era do e-commerce ou se o consumidor iria migrar de forma significativa para a compra virtual.

Pois esse debate parece ter ficado no passado. Já existem várias evidências de que a compra virtual não toma espaço da loja física – e muito menos a substitui. As duas formas, na verdade, se complementam.

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Ter uma loja física para que o cliente possa visitar, olhar e experimentar os produtos ou serviços ainda é fundamental. Mas, sendo assim, onde está então a importância de as empresas também terem à disposição dos seus clientes o formato de vendas online?

O primeiro ponto é que um canal não irá acabar com o outro. O segundo ponto é que esses dois importantes canais de venda do varejo não podem andar de forma separada na empresa com estratégias e objetivos diferentes. Afinal, ambos atenderão o mesmo cliente, que deseja ter a facilidade de escolha em cada momento, de onde é melhor comprar.

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Outro ponto que os especialista sempre chamam a atenção é a qualidade do atendimento, essa é uma questão fundamental na hora de um atendimento nas Lojas Físicas, algo que os consumidores levam muito em consideração.

Segundo dados do varejo, as lojas virtuais ganham importância a cada ano e não só pelas vendas que realizam, mas também porque ajudam a trazer mais clientes para as lojas físicas. Estima-se que 29% dos consumidores que visitam a loja física pesquisaram os preços e produtos na internet antes.

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Dicas para deixar sua loja ainda mais linda para o Natal

Andar pelas ruas e ver as decorações natalinas cada vez mais criativas chega a ser inspirador. É difícil não sermos tomados pelo espírito das festas.

E as lojas também aproveitam essa época do ano para fazer decorações belíssimas. A magia do Natal invade as vitrines das lojas, e realmente elas precisam fazer isso como uma estratégia de negócios, com o intuito de encantar e atrair os clientes.

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O natal está entre as datas que mais movimentam o comércio. Mas é preciso fazer a sua loja se sobressair frente à concorrência, e isso muitas vezes não é uma tarefa tão simples assim. Contudo, com planejamento e criatividade, você fará sua loja brilhar nessa época.

Temos dicas fáceis de serem colocadas em prática para você dar aquela incrementada na decoração de natal da sua loja.

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A vitrine é o chamariz da loja, a oportunidade de mostrar os produtos que podem mais chamar a atenção do cliente para o interior. Invista em uma vitrine temática, com cores que remetam ao natal, como vermelho, branco, dourado e verde, e símbolos e personagens natalinos, como papai Noel, renas, guirlandas e a árvores. Com um pouco mais de planejamento, você pode até contar uma história de Natal através da vitrine.

Você pode aproveitar as mangueiras luminosas de LED muito usadas nessa época do ano – uma opção prática e que não compromete o orçamento. As luzes são um elemento essencial na decoração de Natal e ainda podem destacar seus principais produtos. Use a criatividade: luzes de LED em torno do balcão ou para destacar prateleiras dentro da loja, por exemplo, são bem fáceis de serem colocadas, ou na vitrine, participando da composição do cenário.

Nesta altura as lojas competem entre si mais do que em qualquer outra época do ano, portanto uma montra bem decorada pode fazer a diferença. Afinal, todos nós comemos com os olhos primeiro e as primeiras impressões podem ser decisivas.

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Melhore suas vendas utilizando o Marketing Sensorial

O marketing sensorial surgiu na Inglaterra e anda fazendo bastante sucesso por aqui e consiste basicamente em estimular os sentidos de uma forma ou de diversas ao mesmo tempo. O segredo é acima de tudo conhecer o produto com o qual você trabalha na loja. A ideia é basicamente essa e tem feito muito sucesso em todo o mundo. Além disso, outras lojas trabalham com perfumadores de ambientes que dão um cheiro característico aquele comércio.

Abaixo, o especialista em marketing lista algumas formas para otimizar os resultados do negócio por meio do marketing sensorial:

Visão

Cuidado com o excesso de cores e imagens, ou seja, evite poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua ideologia.

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Audição

Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Lojas devem dispor de uma “rádio” interna própria, com seleções de músicas que envolvam o ambiente e se identifiquem com o perfil dos clientes, num volume ideal ao seu público. Não se coloca, por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante italiano no horário do almoço.

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Tato

O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade de agradáveis experiências aos consumidores e novos negócios para a empresa.

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Paladar

Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o ditado: “conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados como chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem, além do sabor, características visuais e olfativas, pode tornar a experiência de compra inesquecível, bem como satisfazer o cliente por ganhar um brinde.

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Olfato

As essências podem ser utilizadas para personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da quantidade ou excesso de essências distintas em um mesmo ambiente.

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