fluxo-caixa-numeros-calculadora-contas-capa

Qual a importância ter um Fluxo de Caixa na sua empresa

A expressão “fechar o caixa” faz parte do vocabulário de quase todo comerciante. Antes de baixar as portas e ir para casa, é preciso conferir tudo que foi pago e recebido e checar com o dinheiro do caixa.

Toda pequena empresa deve seguir a mesma premissa e ter o fluxo de caixa como companheiro do final do expediente.

Aparentemente simples, esta ferramenta é indispensável para quem quer manter as contas em ordem. Uma planilha pode ajudar na tarefa cotidiana de checar as contas.

fluxo-caixa-numeros-calculadora-contas-mãos

Com cada vez mais crédito circulando e mais gente pagando a prazo, as empresas são capazes de fazer projeções com a ajuda do fluxo de caixa. Isto significa que é possível colocar na planilha em qual data – mesmo no futuro – deve entrar ou sair dinheiro.

Se você já sabe que daqui 30 dias vai precisar pagar as contas do fornecedor, pode se programar e deixar de gastar ou investir para poupar e não precisar apelar para os bancos. As empresas que praticam o controle do caixa há mais tempo já têm uma curva de caixa e sabem como é o movimento mês a mês, facilitando o planejamento.

fluxo-caixa-numeros-calculadora-contas-porquinho

Esta projeção serve para mostrar se existe um descasamento das operações, ou seja, entre pagar o fornecedor e receber do cliente há um período muito longo e não dá tempo do dinheiro entrar.

O fluxo de caixa é uma ferramenta para avaliar a gestão financeira da sua empresa e colocar o dono no comando das finanças. Por isso, a orientação é dedicar um pouco de tempo todos os dias para fazer estas contas.

Esta é a melhor forma de saber se existe algum tipo de desvio ou se os processos estão mal feitos.fluxo-caixa-numeros-calculadora-contas-mulher

Compartilhe: Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on TumblrEmail this to someone